Os armadores Hapag-Lloyd e Maersk, alguns dos principais players no setor de operação de navios porta containers, assinaram no início deste ano um acordo de cooperação entre as empresas, o chamado Cooperação Gemini.
O acordo será implementado em fevereiro de 2025, combinando uma capacidade de transporte de 3,4 milhões de containers. A parceria busca trazer uma confiabilidade no cronograma acima de 90%, bem como manter tempos de trânsito e valores competitivos, abrangendo as rotas principalmente entre Ásia, Oriente Médio, Europa e Estados Unidos.
Rolf Habben Jansen, presidente-executivo da Hapag-Lloyd, declarou que sua empresa se beneficiará com ganhos de eficiência nas operações e aceleração da descarbonização, foco de ambas as empresas, com a Maersk a apontar para a net–zero em 2040 e a Hapag-Lloyd cinco anos depois. Vicent Clerc, da Maersk, também declarou que a aliança entre as duas empresas fortalecerá as ofertas de logística integrada e tornará os serviços mais confiáveis para os consumidores.
Apesar do acordo falar apenas em benefícios de melhorias operacionais, ele envolve as operadoras de navios portas-contêineres número 2 e 5 do mundo, com 290 navios, Maerks utilizando 60% e Hapag Lloyd 40%, isso com certeza impacta diretamente numa oferta de mercado centralizadora, dessa forma sendo possível o maior controle nos níveis de frete.