A instabilidade financeira do país aliada às novas tecnologias, possibilitam às pequenas e médias empresas uma estratégia pouco utilizada, a exportação. Segundo dados do Jornal Estado de São Paulo, o Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2017, o maior salto em exportações entre todos os países participantes do G-20. A variação das vendas do país para o exterior foi de 21,5% nos primeiros três meses do ano. Na média mundial, a expansão foi de 3%, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). E as empresas menores precisam atentar para essa oportunidade.
Isso porque, atualmente, o Brasil vem sofrendo com graves crises financeiras, decorrentes de mudanças na política, bolsa de valores em queda e dólar disparado. Com isso, é difícil estabelecer uma perspectiva de melhora. Fato que pressiona os empresários a tomarem atitudes em relação aos seus negócios.
Nesse cenário, o avanço da tecnologia permite uma comunicação facilitada, simplificando o relacionamento entre empresas e futuros clientes, principalmente de outros países. Porém, este processo não é tão fácil para as empresas menores.
Tal dificuldade se concentra no fato de que, muitas vezes, as empresas não possuem um setor exclusivo para a exportação, ou seja, não possuem profissionais capacitados para tomarem as melhores decisões, com conhecimento do idioma, de hábitos, de culturas e da legislação do lugar onde se pretende investir. E essa dificuldade se reflete nas exportações das pequenas e médias organizações que hoje, correspondem a apenas 0,8% de tudo que o Brasil envia a outros países.
A OMC prevê que 2017 será um ano de expansão no comércio internacional. De uma taxa de 1,3% de crescimento em termos de volume em 2016, esse número pode chegar a 2,4% neste ano, com uma margem de variação de 1,8% a 3,6%. Para 2018, a ampliação projetada está entre 2,1% e 4%. Assim, é fundamental contar com empresas que estabeleçam uma conexão entre organização e cliente, para driblar a crise e crescer com ela.
Não perca esta chance, entre em contato conosco.
A Growover é especialista em importação e exportação e auxiliará a sua empresa a prospectar os melhores resultados, dentro e fora do país, através de uma equipe altamente capacitada.