Querendo iniciar na exportação de produtos, especificamente no ramo de alimentos? Confira aqui aspectos relevantes que você deve considerar para realizar um processo vantajoso e lucrativo.
O Brasil vem por muitos anos se consolidando como um dos maiores produtores e exportadores do mundo de alimentos.
Neste momento temos a oportunidade de sermos bem competitivos, em decorrência da taxa cambial que vem se demonstrando bem atrativa para a exportação.
Exportar alimentos requer a predisposição das empresas exportadoras em aprender novos processos e se adaptar às diferente exigências e regulamentações de cada país alvo, destino das exportações.
Temos no Brasil o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) que estabelece regras para a saída de alimentos e bebidas do país, com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos produtos para o consumo e visibilidade no mercado externo.
Os países importadores, destino das exportações brasileiras, em sua grande maioria apresentam requisitos documentais que deverão acompanhar as exportações de alimentos.
Desta forma, recomenda-se sempre pesquisar informações junto ao país destino, buscando identificar as regulações, padrões de qualidade, segurança e exigências documentais estabelecidas pelos órgãos governamentais.
Um plano de marketing, com análise dos pontos fundamentais abaixo são essenciais para a obtenção de sucesso e para seu produto ser aceito no país alvo:
Produto
São todas as características que terá o alimento a ser oferecido no mercado, o produto propriamente dito que será ofertado ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo dos consumidores.
Preço
O volume de dinheiro cobrado pelo produto que será ofertado ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e cabe nesta etapa a análise das várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou premium.
Praça
São chamados os pontos de venda, ou PDVs, para o pessoal que é mais familiarizado. É onde o produto será disponibilizado para os consumidores. Aqui cabe a análise da logística e a distribuição, que tornam o produto acessível aos consumidores.
Promoção
Conjunto de estratégias de divulgação a serem utilizadas. É o composto de ferramentas que vai comunicar os diferenciais de sua oferta ao seu público consumidor.
Enfim, dá para entender que são inúmeras as oportunidades estão à disposição, e que a exportação de alimentos, como todas, requer planejamento e ação.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado e seja de utilidade.
Se quiser saber mais sobre o processo de exportação de alimentos e sua viabilidade, por favor, entre em contato com a Growover!